Skip to main content

Obras Avulsas

DOCUMENTAÇÃO AVULSA DISPONÍVEL PARA CONSULTA NO CEA

 

ALEXANDRE, Ivone Jesus. Relações raciais: um estudo com alunos, pais e professores. Cuiabá: EduFMT, 2010, 87p. (Coletânea Educação e Relações Raciais, vol. 15).

AMARAL, Renata. Pedra da Memória: Euclides Talabyan, minha universidade é o tempo. São Paulo: Maracá Cultura Brasileira, 2012, 239p.

ANDREI, Elena Maria e FERNANDES, Frederico Augusto Garcia (orgs.). Cultura Afro-Brasileira: construindo novas histórias. Londrina: UEL, 2007. (CADERNO UNIAFRO, vol 2), 112p.

ANDREI, Elena Maria. Cultura Afro-Brasileira: civilizações africanas. Londrina: UEL, 2007. (CADERNO UNIAFRO, vol 3), 128p.

ARAÚJO, Joel Zito (org.). O negro na TV pública. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2012, 204p.

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA. Catálogo das Irmandades, Ordens Terceiras e Confrarias. Salvador: SCT/APEB/Fundación Histórica Taverna, 2000, 223p.

ARRUDA, Jorge. A Umbanda e a quimbanda na terra de Jurema e Souza Junior, Vilson Caetano de. O que é candomblé. Coleção Ciclo De Palestras Conheça Mais – Cultura Afro-Brasileira: Nosso Patrimônio Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2012, 61p.

ASSOCIAÇÃO Cultural Cachuera.  O Jongo de Tamandaré: Guaratinguetá/SP. 2013, 128p.

ASSOCIAÇÃO Cultural Cachuera. Batuque de Umbigada: Tietê, Piracicaba e Capivari – SP. São Paulo, 2015, 293p.

AZEVEDO, Célia Maria Marinho de. Dois estudos sobre Imigração e Racismo. São Paulo: Annablume, 2012.

BARROS, Zelinda dos Santos et al. Educação e Relações Étnico-raciais. Salvador: Programa A Cor da Bahia. FFCH/UFBA, 2013, 108. (Módulo 4)

BERINO, Aristóteles (org.), Diversidade Étnico-Racial e Educação Brasileira. Seropédica: UFFRJ / Evangraf,  2013, 175p.

BONI, Márcia Regina. Aventuras e sacrifícios pela educação: Histórias de Professoras Migrantes de Sorriso (MT). Cuiabá: EduFMT, 2011, 129p. (Coletânea Educação e Relações Raciais, vol. 19)

BORGES, Roberto Carlos da Silva e BORGES, Rosane (orgs.). Mídia e Racismo. Petrópolis/RJ: DP et alii; Brasília: APNS, 2012.

BRAGA, Maria Lúcia de Santana et al (orgs). Dimensões da inclusão no Ensino Médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola. Brasília: Ministério da Educação, 2006, 363p.

BRANDÃO, André Augusto P (org). CADERNOS PENESB. Niterói/RJ: EdUFF. PENESB (Programa de Educação Sobre o Negro Brasileiro)., nº 5, 2004.

BRAZ, Júlio Emílio. Griot: hostórias que ouvimos na África. São Paulo: Melhoramentos, 2012, 117p. (Ilustrações: Mozart Couto)

CAMARGO, Oswaldo de. A descoberta do Frio. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011, 120p.

CAMPOS, Maria das Graças. Vou buscar a sorte: Relatos de vida de professoras migrantes de Campo Verde (MT). Cuiabá: EduFMT, 2011, 111p. (Coletânea Educação e Relações Raciais, vol. 20)

CAPUTO, Stela Guedes. Educação nos terreiros: e como a escola se relaciona com crianças de candomblé. Rio de Janeiro: Pallas, 2012

CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco e MALAVOTA, Claudia Mortari. Pretos/as do Rosário: A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos (século XIX), 193p. Itajaí: Casa Aberta Editora; NEAB/UDESC, 2008, 162p. (Coleção África-Brasil, vol. 14)

CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco. Multiculturalismo e Educação: Experiências de implementação da Lei Federal 10.639/03 em Santa Catarina, 158p. Itajaí: Casa Aberta Editora; NEAB/UDESC, 2008, 162p. (Coleção África-Brasil, vol. 12)

CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco. A luta contra a apatia: estudo sobre a instituição do movimento negro antirracista na cidade de São Paulo (1915-1931). Itajaí: Casa Aberta Editora; NEAB/UDESC, 2012, 190p. (Coleção Estudos Africanos e da Diáspora, nº 1).

CARDOSO, Paulino de Jesus Francisco e RASCKE, Karla Leandro (orgs). Formação de Professores: produção e difusão de conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira e africana. Florianópolis/SC: DIOESC, 2014, 248p.

CARRION, Dirce (Coord.) Brasil-Congo: olhares cruzados – Diadema-Kinshasa. São Paulo: Reflexo Editora, 2007, 82p.

CARVALHO, Andrea Apda de Moraes Cândido. Negros em Lages: Memória e experiência de afrodescendentes no planalto serrano (1960 – 1970), 89p. Itajaí: Casa Aberta Editora; NEAB/UDESC, 2008, 162p. (Coleção África-Brasil, vol. 13).

CARVALHO, José Jorge de. A política de cotas no ensino superior. Ensaio descritivo e analítico do Mapa das Ações Afirmativas no Brasil. Brasília: INCT/MinC, 2016, 119p + Mapa.

CHALHOUB, Sidney. A força da escravidão: ilegalidade e costume no Brasil oitocentista. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, 351p.

CINTRA, Benedito. O Estatuto da Igualdade Racial. Coleção Ciclo De Palestras Conheça Mais – Cultura Afro-Brasileira: Nosso Patrimônio. Brasília: Fundação Cultural Palmares,2012, 71p.

COELHO, Maria Francisca Pinheiro, et al (orgs).  Políticas sociais para o desenvolvimento: superar a pobreza e promover a inclusão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome / UNESCO, 2010, 360p.

CONRADO, Mônica Prates (e outros). Intersecções entre raça, gênero, sexualidade, meio ambiente e políticas públicas. Belém: Grupo NOS MULHERES. Pela Equidade de Gênero Etnicorracial, 2012, 45p. (2 exemplares)

COSTA, Cândida Soares da. Educação para as relações étnico-raciais: Planejamento escolar e literatura no ensino médio. Cuiabá: EduFMT, 2013, 234p.

COSTA, Hilton e SILVA, Paulo Vinicius Baptista (orgs.). África da e pela diáspora: pontos paraa educação das relações étnico-raciais. Curitiba: NEAB-UFPR, 2013, 116p., vol. 1. (Coleção Cadernos NEAB-UFPR).

COSTA, Hilton e SILVA, Paulo Vinicius Baptista (orgs.). Olhando para nós mesmos: alfabetização da diáspora e educação das relações étnico-raciais. Curitiba: NEAB-UFPR, 2014, 123p., vol. 2. (Coleção Cadernos NEAB-UFPR).

CUSTÓDIO, Leandra Vicente. As populações de origem africana no livro didático: o caso do ensino de Geografia em Florianópolis (2003-2008). Itajaí: Casa Aberta Editora; NEAB/UDESC, 2008, 97p. (Coleção África-Brasil, vol. 10)

D’SALETE, Marcelo. Encruzilhada. São Paulo: Leya, 2011, 120p.

DANIEL, Néia. Memória da negritude: calendário brasileiro da africanidade. Brasília: MinC/Fundação Cultural Palmares, 1994, 100p.

DUARTE, Evandro C. Piza et al (Coords). Cotas raciais no ensino superior: entre o jurídico e o político. Curitiba: Juriá, 2008, 240p.

EVARISTO, Conceição. Literatura Negra. Rio de Janeiro: Cadernos CIAP, 2007, 49p.

FERREIRA, Aparecida de Jesus (org). Relações Étnico–raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2014, 182 p.

FERREIRA, Aparecida de Jesus; JOVINO, Ione da Silva e SALEH, Pascoalina Bailon de Oliveira (orgs.). Um olhar interdisciplinar acerca de identidades sociais de raça, gênero e sexualidade. Campinas(SP): Pontes Editores, 2014, 238p.

FERREIRA, Lúcia F. G.; ZENAIDE, Mª de Fátima T.; PEREIRA, Célia Mª R. C. e SILVA, Itamar N. da. (orgs). Direitos Humanos na Educação Superior: subsídios para a educação em direitos humanos nas ciências sociais. João Pessoa: Ed. Universitária UFPB, 2010, 291p.

FIGUEIREDO, Fábio Banqueiro e Coelho, Marcos V. S. Dias. História da África. Salvador: Programa A Cor da Bahia, FFCH/UFBA, 2013, 108p. (Módulo 1)

FONTANA, Marcelo e SANTOS, Sandra Regina do Nascimento. África Ancestral – África antes dos Europeus. São Paulo: Terceira Margem, 2016, 152p.

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Palmares em Revista, nº 1. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 1996, 175p.

GALLO, Fernanda B. Gonçalves e Costa, Cristiane Sobrinho. História do Negro no Brasil. Salvador: Programa A Cor da Bahia. FFCH/UFBA, 2013, 97p. (Módulo 2)

GOMES, Nilma Lino (org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. Séria Avaliação nº 36. Brasília: Ministério da Educação / UNESCO, 2012, 421p.

GONÇALVES SILVA, Petronilha Beatriz e PAHIN PINTO, Regina. Negro e Educação: Presença do negro no sistema educacional brasileiro. São Paulo: Ação Educativa / ANPED, 2001, 100p.

GREGÓRIO, Maria do Carmo. Solano Trindade o poeta das artes do povo. Rio de Janeiro: Cadernos CIAP, 2007, 84p.

GUIMARÃES, Antônio Sergio Alfredo. Preconceito e discriminação: queixas de ofensas e tratamento desigual dos negros no Brasil. Salvador: Novos Toques, 1988, p. 130p.

GUIMARÃES, Maristela Abadia. No meio do caminho tinha uma discriminação, tinha uma discriminação no meio do caminho: o potencial transformador das cotas raciais. Cuiabá: EduFMT, 2010, 114p. (Coletânea Educação e Relações Raciais, vol. 14)

HEILBORN, Maria Luiza; ARAÚJO, Leila e BARRETO, Andréia (orgs). Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2010 e 2011. (acompanha DVD) – Conteúdo: v. 1. Políticas públicas e promoção da Igualdade; v.2. Políticas públicas e gênero; v.3. Políticas públicas e raça; v.4. Estado e Sociedade; v.5. A transversalidade de gênero e raça na Gestão Pública; v.6. Metodologia de Projetos de Pesquisa e de Intervenção. (COLETÂNEA: Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça)

INTITUTO DE TERRAS DE SÃO PAULO. Quilombos em São Paulo: tradições, direitos e lutas. São Paulo: IMESP, 1997, 188p.

ISAIA, Artur Cesar e MANOEL, Ivan Aparecido (orgs). Espiritismo e religiões afro-brasileiras: história e ciências sociais. São Paulo: Ed. UNESP, 2012.

JESUS, Lori Hack. Alunos negros do ensino médio de Tapurah: trajetórias de vida e estudo. Cuiabá: EduFMT, 2010, 111p. (Coletânea Educação e Relações Raciais, vol. 13)

KALCKMANN, Suzana, et al (org.). Nascer com equidade: humanização do parto e do nascimento: questões raciais / cor e de gênero. São Paulo: Instituto de Saúde, 2010, 376p.

LEITE, Carmen Cinira Siqueira. Trajetórias de mulheres negras na docência cuiabana. Cuiabá: EduFMT, 2011, 85p. (Coletânea Educação e Relações Raciais, vol. 16)

LIBONATI, André et al (orgs). Comunicação e transformação social – Canal Futura 15 anos de estrada. São Leopoldo/RS: Editora Unisinos, 2012, 333p.

LIMA, Iolanda Manoel et al. Caderno História das Populações Afro-Brasileiras em Criciúma. Itajaí: Casa Aberta Editora; NEAB/UDESC, 2008, 162p. (Coleção África-Brasil, vol. 11)

LOPES, Maria Aparecida de Oliveira e SILVA Fº, Geraldo (orgs.). Fragmentos de diásporas africanas no Brasil: sociedade, escravidão, cultura e religiosidades. São José: Premier, 2011, 254p.

LOPES, Maria Aparecida de Oliveira (org.). Entre o costume e a lei: superando o “silencia” e descortinando a história afro-brasileira. São José: Premier, 2011, 184p.

LOPES, Maria Aparecida de Oliveira (org.). História do negro no Brasil. Escravidão, gênero, movimentos sociais e identidades. São José: Premier, 2011, 367p.

LOPES, Maria Auxiliadora et al (orgs). Acesso e permanência da população negra no ensino superior. Brasília, Ministério da Educação, 2007, 355p.

LOPES. Maria Aparecida de Oliveira de. Beleza e Ascensão Social na Imprensa Negra Paulistana, 1920-1940. São José: Premier, 2011, 255p.

LUCINDO, Willian Robson Soares. Educação no pós-abolição: Um estudo sobre as propostas educacionais de afrodescendentes (São Paulo/1918-1931), 181p. Itajaí: Casa Aberta Editora; NEAB/UDESC, 2008, 162p. (Coleção África-Brasil, vol. 15)

MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti e VIDAL, Joseane Zimmermann (orgs.). História Diversa: africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina. 2013, 281

MARINS, Luiz. Obàtálá e a criação do mundo ioruba. São Paulo: Edição do Autor, 2013, 118p.

MARQUES, Zilma Maria Silva. Alunos negros no ensino profissionalizante (Cuiabá-MT – 1890-1930). Cuiabá: EduFMT, 2013, 117p. (Coletânea Educação e Relações Raciais, vol. 24).

MARTINS, Pedro (org.). A comunidade Cafuza na Imprensa – 1989 a 1999. Coletânea de artigos. Florianópolis, março, 2000, s.p., (mimeo).

MENEZES, Jaci Maria Ferraz (coord.) Relações no Atlântico Sul. História e contemporaneidade. Salvador: Editora da UNEB, 2003, 187p.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006, 261p.

MONTEIRO, Edenar Souza. Famílias negras e brancas percepções sobre a escola. Mato Grosso. Cuiabá: EduFMT, 2011, 109p. (Coletânea Educação e Relações Raciais, vol. 18)

MONTEIRO, Celso R.; OLIVEIRA e SOUSA, Paula e BATISTA, Luís E. (orgs). Religiões afro-brasileiras, políticas de saúde e a resposta à epidemia de AIDS. São Paulo: Centro de Referência e Tratamento DST/AIDS-SP, 2014, 284p.

MONTEIRO, Rosana Batista (org.). Práticas pedagógicas para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena no Ensino Médio – sociologia, história, filosofia, geografia. Seropédica: UFFRJ / Evangraf, 2013, 144p.

MOURA, Gloria. Quilombos contemporâneos: resistir e vencer. Coleção Ciclo De Palestras Conheça Mais – Cultura Afro-Brasileira: Nosso Patrimônio. Brasília: Fundação Cultural Palmares,2012, 45p.

MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues (org). CADERNOS PENESB. Niterói/RJ: EdUFF. PENESB (Programa de Educação Sobre o Negro Brasileiro)., nº 8, 2006.

MÜLLER, Tania Mara e OLIVEIRA, Iolanda (orgs). CADERNOS PENESB. Niterói/RJ: EdUFF. PENESB (Programa de Educação Sobre o Negro Brasileiro)., nº 10, 2008/2010.

MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO. Benedito das Flores e Antonio de Categeró. São Paulo: MAS-SP, 2011, 144 il. Curadoria: Emanoel Araújo.

NASCIMENTO, Alexandre do et al (orgs). 120 anos de luta pela igualdade racial no Brasil. Manifesto em defesa da justiça e constitucionalidade das cotas. Brasília: Minc/Fundação Cultural Palmares / Secretaria Especial deDireitos Humanos; SEPPIR, 13/05/2008, 75 p.

NASCIMENTO, Cleonice Ferreira. História de vida de professoras negras: trajetória de sucesso. Cuiabá: EduFMT, 2013, 79p. (Coletânea Educação e Relações Raciais, vol. 22).

NOGUEIRA, Renato. Era uma vez no Egito. Porto Alegre: Evangraf, 2013, s.p.

NUCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS. Educação das Relações Étnico-Raciais – Curso EaD de qualificação profissional. Curitiba: NEAB-UFPR, 2014, 96p.  – Módulo I

NUCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS. Educação das Relações Étnico-Raciais – Curso EaD de qualificação profissional. Curitiba: NEAB-UFPR, 2012, 120p.  – Módulo II

NUCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS. Educação das Relações Étnico-Raciais – Curso EaD de qualificação profissional. Curitiba: NEAB-UFPR, 2014, 166p.  – Módulo III

OLIVEIRA FIRMO, Yandra de. Um dia isso acaba, não acaba? Relatos de uma experiência psicodramática contra o racismo. Cuiabá: EduFMT, 2011, 110p. (Coletânea Educação e Relações Raciais, vol. 21)

OLIVEIRA, Iolanda (org). CADERNOS PENESB. Niterói/RJ: EdUFF. PENESB (Programa de Educação Sobre o Negro Brasileiro)., nº 6, 2006.

OLIVEIRA, Iolanda (org). Cor e Magistério. Rio de Janeiro: Quartet: Niterói/RJ: EDUFF, 2006, 256p.

OLIVEIRA, Iolanda de (org.). Relações Raciais no contexto social, na Educação e na Saúde Brasil, Cuba, Colômbia e África do Sul. Rio de Janeiro: Quarter, 2012, 417p.

OLIVEIRA, Iolanda e SISS, Ahyas (orgs). CADERNOS PENESB. Niterói/RJ: EdUFF. PENESB (Programa de Educação Sobre o Negro Brasileiro), nº 7, 2006. (com DVD).

OLIVEIRA, Iolanda; GONÇALVES, Maria das Graças e MÜLLER, Tania Mara (orgs). CADERNOS PENESB. Niterói/RJ: EdUFF. PENESB( Programa de Educação Sobre o Negro Brasileiro)., nº 12 – ESPECIAL CURSO ERER, 2010. (com DVD).

OLIVEIRA, Nelson Silva de. Vultos Negros na história do Brasil. Rio de Janeiro: Cadernos CIAP, 2007, 55p.

OLIVEIRA, Regina Marques de Souza (org.). Cenários da saúde da população negra no Brasil: diálogos e pesquisas. Cruz das Almas: EDUFRB; Belo Horizonte: Fino Traço, 2016, 222p.

PAULA, Willian Silva de. Educação Profissional e a trajetória profissional de jovens negros em Mato Grosso. Cuiabá: EduFMT, 2011, 92p. (Coletânea Educação e Relações Raciais, vol. 17)

PAULINO, Carlos Aparecido. Acesso diferenciado de alunos brancos e negros (Cuiabá-MT). Cuiabá: EduFMT, 2013, 85p. (Coletânea Educação e Relações Raciais, vol. 25).

PEREIRA, Amauri Mendes. Para além do racismo e do antirracismo: a produção de uma Cultura Negra na sociedade brasileira. Itajaí: Casa Aberta Editora; NEAB/UDESC, 2013, 462p. (Coleção Estudos Africanos e da Diáspora, nº 2)

PEIXOTO, Fabiana de Lima. Literatura Afro-brasileira. Salvador: Programa A Cor da Bahia. FFCH/UFBA, 2013, 130p. (Módulo 3)

PESSANHA, Márcia Maria de Jesus (org). CADERNOS PENESB. Niterói/RJ: EdUFF. PENESB (Programa de Educação Sobre o Negro Brasileiro)., nº 13 – Relações Étnico-Raciais e Currículo Escolar, 2012.

PESTANA, Maurício. O negro nos meios de Comunicação e GONÇALVES E SILVA, Petronilha Beatriz. Diálogos sobre a Lei nº 10.639/2003, de. Coleção Ciclo De Palestras Conheça Mais – Cultura Afro-Brasileira: Nosso Patrimônio. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2012, 51p.

POLLAK-ESTZ, Angelina. La negritud em Venezuela. CUADERNOS LAGOVEN. Caracas, marzo, 1991, 115p.

PRAXEDES, Vanda Lúcia, et al (orgs). Memórias e percursos de professores negros e negras na UFMG. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, 277p.

PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. Brasil, gênero e raça: todos pela igualdade de oportunidades: teoria e prática. Brasília: MTb, Assessoria Internacional, 1998, 81p

PRUDENTE, Celso Luiz (org.). Cinema Negro: algumas contribuições reflexivas para a compreensão da questão do afrodescendente na dinâmica sócio-cultural da imagem. São Paulo: Editora Fiuza, 2009, 96p.

RATTS, Alex. Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Imprensa Oficial, 2007, 128p.

REVISTA ACADÉMICA DA UCAN. Luanda: Universidade Católica de Angola / Centro de Estudos de Investigação Científica, Ano 1, nº 1, jul., 2004,  210p. Ano 2, nº 2, jul., 2005, 252p.

REVISTA DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES. Luanda: ISCED / Ed. Kulomga, nº 2, abr., 2003,  233p.

REVISTA ESTUDOS AVANÇADOS – Dossiê Liberalismo e escravidão, nº 38. São Paulo: IEA, jan-abr, 2000, 404p.

REVISTA ESTUDOS AVANÇADOS – Dossiê O Negro no Brasil, nº 50. São Paulo: IEA, jan-abr, 2004, 363p.

REVISTA DE ESTUDOS CABO-VERDIANOS. Praia: Universidade de Cabo-Verde, Ano III, nº 3, dez., 2009, 203p.

REVISTA ETHNOS BRASIL. Dossiê Cultura e Sociedade. Ano I, março 2002. Publicação Semestral do NUPE. São Paulo: NUPE/UNESP, 2002, 154p

REVISTA INCLUIR. Publicação trimestral dos laboratórios Pfizer, ano II, nº 7, 2012 (2 exemplares)

REVISTA USP – Dossiê Brasil África, nº 18. São Paulo: USP-CCS, jun-ago, 1993, 337p.

REVISTA USP – Dossiê Racismo I, nº 68. São Paulo: USP-CCS, dez/2005 – fev/2006, 337p.

REVISTA USP – Dossiê Racismo II, nº 69. São Paulo: USP-CCS, mar-mai, 2006, 205p.

RIBEIRO, Ana. Gastronomia afro-brasileira. Coleção Ciclo De Palestras Conheça Mais – Cultura Afro-Brasileira: Nosso Patrimônio. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2012, 33p

RIBEIRO, Renilson Rosa et al (et al). O negro em folhas brancas. Cadernos de Graduação. IFCH/UNICAMP, nº 2, 2002, 125p.

ROSENBERG, Fúlvia e PAHIN PINTO, Regina (orgs). “Raça Negra e Educação”. Cadernos de Pesquisa, nº 63. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1987, 154 p.

SANTANA, Malsete Arestides. Relações raciais e gestão escolar. Cuiabá: EduFMT, 2013, 99p. (Coletânea Educação e Relações Raciais, vol. 23)

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade. Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. São Paulo: Terceira Margem, 2006, 160p.

SANTOS, Ivair Augusto Alves dos. Direitos Humanos e as Práticas de Racismo. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2012, 380p.

SANTOS, Ivair Augusto Alves dos. O racismo institucional. Coleção Ciclo De Palestras Conheça Mais – Cultura Afro-Brasileira: Nosso Patrimônio. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2012, 76p.

SANTOS, Renato Emerson dos (org.). Questões urbanas e racismo. Petrópolis/RJ: DP et Alii; Brasília: APNS, 2012.

SECAD. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal, nº 10.639/03. Brasília: SECAD, 2005, 232p.

SECRETARIA NACIONAL DE JUSTIÇA. Tráfico de Pessoas: uma abordagem para os direitos humanos. Brasília: Ministério da Justiça, 2013, 576p.

SILVA, Dilma de Melo (org). BRASIL: sua gente e sua cultura. São Paulo: Terceira Margem, 2007, 226p.

SILVA, Joselina da e PEREIRA, Amauri Mendes. Olhares sobre a mobilização brasileira para a III Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas. Brasília: MinC/Fundação Cultural Palmares, 2013, 208p.

SILVA, Lúcia Helena Oliveira e FERNANDES, Frederico Augusto Garcia (orgs.). Cultura Afro-Brasileira: expressões religiosas e questões escolares. Londrina: UEL, 2006. (CADERNO UNIAFRO, vol 1), 68p.

SILVEIRA, Rosa Mª Godoy. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Ed. Universitária UFPB, 2007, 513p.

SIVÉRIO, Valter Roberto (org). As cotas para negros no tribunal. A audiência pública do STF. São Paulo: EdUFSCar, 2012

SOUZA, Maria Elena Viana e OLIVEIRA, Iolanda (orgs). CADERNOS PENESB. Niterói/RJ: EdUFF. PENESB (Programa de Educação Sobre o Negro Brasileiro)., nº 9, 2007.

TEIXEIRA, Marco Antônio Domingues. As populações da diáspora africana na Amazônia. Coleção Ciclo De Palestras Conheça Mais – Cultura Afro-Brasileira. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2012, 71p.

TEIXEIRA, Moema de Poli. Negros na Universidade: identidade e trajetórias de ascensão social no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Pallas, 2003, 267p.

THEODORO, Helena. Cultura Afro-Brasileira. Rio de Janeiro: Cadernos CIAP, 2007, 65p.

TINHORÃO, José Ramos. Festa de negro em devoção de branco: do carnaval na procissão ao teatro no círio. São Paulo: Ed. UNESP, 2012

VIEIRA, Luiz Renato. A capoeira e as políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial. Coleção Ciclo De Palestras Conheça Mais – Cultura Afro-Brasileira: Nosso Patrimônio. Brasília: FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES, 2012, 57p.

WERNECK, Augusto. A autodeclaração de afrodescendentes nas políticas de ação afirmativa. Coleção Ciclo De Palestras Conheça Mais – Cultura Afro-Brasileira: Nosso Patrimônio. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2012, 17p.

 

REVISTA CUADERNOS Hispanoamericanos. Madrid: Instituto de Cooperación Iberoamericana, 1988, 298p.

 

KIT EDUCATIVO “A cor da Cultura”  - (DISPONÍVEL EM: http://www.acordacultura.org.br/)

1)      56 programas de TV gravados em DVD;

2)      Livro-glossário ilustrado “Memória das Palavras”

3)      CD musical com, ritmos afro-brasileiros

4)      Jogo educativo

5)      03 cadernos do Professor com atividades escolares

KIT EDUCATIVO “Bahia de Todos os Santos(as)” QUILOMBOS

1) Almanaque do(a) Aluno(a): Brochura e DVD

2) Texto para reflexão com o(a) professor(a)

REDEH (Rede de desenvolvimento Humano) - Visite: http://www.redeh.org.br/biblioteca/publicacoes.asp

 

DOAÇÃO – IESE

Instituto de Estudos Sociais e Estratégicos, Maputo / Moçambique

(DISPONÍVEL EM: http://www.iese.ac.mz/lib/publication/)

LIVROS

2014

Desafios para Moçambique 2014 – Autores: Luís de Brito; Carlos Nuno Castel-Branco; Sérgio Chichava; Salvador Forquilha e António Francisco.

2013

Desafios para Moçambique 2013 – Autores: Luís de Brito; Carlos Nuno Castel-Branco; Sérgio Chichava; Salvador Forquilha e António Francisco.

Envelhecer em Moçambique: Dinâmicas do Bem-Estar e da Pobreza – Autores: António Francisco, Gustavo Sugahara & Peter Fisker

Growing old in Mozambique: Dynamics of well-being and povertyIdem

2012

Desafios para Moçambique 2012 – Autores: Luís de Brito; Carlos Nuno Castel-Branco; Sérgio Chichava e António Francisco.

Mamba e o Dragão – Autores: Sérgio Chichava & Chris Alden

Moçambique: Descentralizar O Centralismo - Economia política, recursos e resultados – Autor: Bernhard Weimer

2011

Desafios para Moçambique 2011 – Autores: Luís de Brito; Carlos Nuno Castel-Branco; Sérgio Chichava e António Francisco.

2010

Desafios para Moçambique 2010 – Autores: Luís de Brito; Carlos Nuno Castel-Branco; Sérgio Chichava e António Francisco.

Economia extractiva e desafios de industrialização em Moçambique Idem

Pobreza, Desigualdade e Vulnerabilidade em MoçambiqueIdem

Protecção Social: Abordagens, Desafios e Experiências para MoçambiqueIdem

2009

Cidadania e Governação em Moçambique – Autores: Luís de Brito; Carlos Nuno Castel-Branco; Sérgio Chichava e António Francisco.

Reflecting on Economic QuestionsIdem

Southern Africa and Challenges for MozambiqueIdem

 

CADERNOS IESE

2013

Cadernos IESE Nº 12 (P) A Expansão da Produção de Açúcar e o Bem-Estar dos Trabalhadores Agrícolas e Comunidades Rurais em Xinavane e Magude – Autores: Bridget O’Laughlin e Yasfir Ibraimo

Cadernos IESE Nº 12 (E) The Expansion of Sugar Production and the Well-Being of Agricultural Workers and Rural Communities in Xinavane and Magude – Idem

2011

Cadernos IESE Nº 05 - Estender a Cobertura da Protecção Social num Contexto de Alta Informalidade da Economia: necessário, desejável e possível? – Autores: Nuno Cunha e Ian Orton

Cadernos IESE Nº 06 - Enquadramento Demográfico da Protecção Social em Moçambique – Autor: António Alberto da Silva Francisco

Cadernos IESE Nº 07- Dependência de Ajuda Externa, Acumulação e Ownership – Autor: Carlos Nuno Castel-Branco

Cadernos IESE Nº 08 - Desafios da Mobilização de Recursos Domésticos - revisão crítica do debate – Autor: Carlos Nuno Castel-Branco

Cadernos IESE Nº 09 - Can Donors ‘Buy’ Better Governance? The political economy of budget reforms in Mozambique – Autor: Paolo de Renzio

Cadernos IESE Nº 10 - Protecção Social Financeira e Demográfica em Moçambique: Oportunidades e desafios para uma segurança humana digna – Autor: António Alberto da Silva Francisco, Rosimina Ali, Yasfir Ibraimo

Cadernos IESE Nº 11 - Protecção Social no Contexto da Transição Demográfica Moçambicana – Autor: António Alberto da Silva Francisco

2010

Cadernos IESE Nº 01 - Economia Extractiva e Desafios de Industrialização em Moçambique – Autor: Carlos Nuno Castel-Branco

Cadernos IESE Nº 02 - Movimento Democrático de Moçambique: uma nova força política na democracia moçambicana? – Autor: Sérgio Inácio Chichava

Cadernos IESE Nº 03 - Pobreza, riqueza e dependencia em Moçambique – Autor: Carlos Nuno Castel-Branco

Cadernos IESE Nº 04 - Questions of Health and Inequality In Mozambique – Autor: Bridget O’Laughlin

 

AVULSOS

Governação em Moçambique: recursos para monitoria e advocacia, s.d.

Monitoria e advocacia da governação com base no orçamento de Estado: Manual de Formação, 2012

Pequeno guia de inquérito por questionário. Autor: Luís de Brito, 2012

Linhas estratégicas do IESE / IESE development strategy 2012-2015 – Documento aprovado pela Assembleia Geral do IESE.

 

 

(atualizado em 29/06/2015)