O Centro de Estudos Africanos da USP realizou ontem, 28/03, o evento “Angola, cinema, música e literatura hoje: impasses e perspectivas”, com a presença do cineasta angolano Fradique, da cantora Aline Frazão e da escritora Ana Paula Tavares, que conversaram sobre produção cinematográfica, musical e literária em Angola contemporânea.
Para dar continuidade à conversa e difundir o cinema angolano independente, o Centro de Estudos Africanos da USP, a APACI, o Cine Bijou e a SPCine convidam para a exibição de Ar Condicionado, um filme dirigido por Fradique e realizado pela produtora Geração 80.
O filme será exibido hoje, 29/03, no Cine Bijou, às 20h. A sessão será seguida de debate com os convidados presentes: Fradique, diretor do filme, Aline Frazão, cantora e autora da música original, Rita Chaves, professora de Literaturas Africanas da USP, e Viviane Ferreira, cineasta e presidente da SPCINE. A mediação será feita por Daniel Santiago, cineasta e presidente da APACI.
SINOPSE:
Quando os ares condicionados começam a cair misteriosamente dos apartamentos na cidade de Luanda, Matacedo e Zezinha, um guarda e uma empregada doméstica, têm a missão de recuperar o aparelho do chefe. Essa missão leva-os à loja de eletrônicos de Kota Mino, que está montando em segredo uma complexa máquina de recuperar memórias.
“Ar Condicionado” é uma jornada de mistério e realidade, uma crítica sobre classes sociais e como nós vivemos em conjunto nas esperanças verticais, no coração de uma cidade que é passado-presente-futuro.