Dia de África 2023

É com elevada satisfação que o MVUCA - Movimento de Valorização da Unidade e da Consciência Africana convida para o evento “Repensar a África: Agenda 2063 da União Africana”, a ser realizado nos dias 24 e 25 de maio de 2023, das 15:00 às 19:00.

O evento, em comemoração ao Dia de África (25 de maio), é uma iniciativa do Movimento de Valorização da Unidade e da Consciência Africana, constituído por alunos de diferentes unidades da USP – Universidade de São Paulo, e conta com o apoio do CEA – Centro dos Estudos Africanos.

Este evento visa:

• Promover a constituição de um espaço permanente de debate e troca de experiências;
  • Debater a Agenda 2030 da União Africana: suas perspectivas e desafios;
  • Ampliar as relações sociais entre os diversos programas de pós-graduação;

Foi proposta a realização de conferências e palestras sobre os desafios da soberania e desenvolvimento de África, a inclusão, entre outros.

Cronograma:

Dia 24 (15h-19) Evento híbrido

1. Mesa de abertura (15h-16h).

2. Conferência: Pan-africanismo e renascimento africano século XXI, organizada pelo Centro de Estudos Africanos - Profa. Dra. Leila Maria Gonçalves Leite Hernandez (16h – 17h30).

3. Palestra: Estética da Kifucúria: fuga ou preservação? - Carlos Cabombo (17h30 –19h).

Dia 25 (15h-19) Evento híbrido

1. Animação cultural (15h-16h).

2. Palestra: Estados africanos: a soberania e os desafios do desenvolvimento inclusivo e sustentável - Dr. Orlando C. da Silva (16h – 17h30).

3. Palestra: Que discursos sobre a inclusão transitam por uma educação mais igualitária em Angola? - Eugênia Kosi (17h30 – 19h).

O evento, gratuito e aberto para o público em geral, será realizado no Auditório 08 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária, São Paulo.

Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH-USP no Youtube:

Link para a transmissão do dia 24:

Link para a transmissão do dia 25:

Haverá emissão de certificado às pessoas ouvintes.