-

 

encontro com ondjaki

No dia 28 de agosto (segunda-feira), às 17h, o escritor angolano Ondjaki estará na FFLCH-USP para uma conversa sobre os seus dois novos livros: Coisas desalinhadas (2023) e Vou mudar a cozinha (2023), ambos editados no Brasil pela Pallas. O evento “Encontro com Ondjaki: uma conversa com Angola”, seguido de uma sessão de autógrafos, é promovido pelo Centro de Estudos Africanos e contará com a mediação de Helena Wakim Moreno, doutora em História Social pela FFLCH-USP.

Um dos mais proeminentes nomes da literatura angolana, Ondjaki tem um percurso literário e artístico singular e multifacetado. Entre as dezenas de obras literárias em forma de poesia, conto e romance, cabem ser destacadas Os da Minha Rua (Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco, 2007), Avó Dezanove e o Segredo do Soviético (Prêmio Jabuti – categoria Juvenil, 2010) e Os Transparentes (Prêmio Literário José Saramago, 2013). Ondjaki também realizou incursões nas artes plásticas e no teatro, além do cinema, tendo dirigido o documentário Oxalá cresçam pitangas (2006), em parceria com Kiluanji Liberdade, e, mais recentemente o curta Vou mudar a cozinha (2021), baseado no conto que dá título a um dos livros que o autor lançará na ocasião do evento.

O livro Vou mudar a cozinha reúne seis contos ambientados entre Brasil, Sérvia, Macau e Luanda e são marcados pela solidez da memória, acontecimentos desconcertantes, diálogos com ruidosos silêncios, dinâmicas agudas do inesperado e do incerto em meio aos ritmos do cotidiano. Já Coisas desalinhadas aborda as ambivalências e polissemias de percepções e sensações pelo olhar de uma criança diante de eventos singelos ou acontecimentos marcantes da vida comum. Além do texto delicado e profundo de Ondjaki, o livro conta com as ilustrações de Alex Gozblau.

O evento, gratuito e aberto para o público em geral, será realizado no Auditório 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária, São Paulo.

Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH-USP no Youtube: