vozes poéticas negras contemporâneas

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e o Centro de Estudos Africanos da USP convidam para o evento “Vozes poéticas negras contemporâneas”, com as autoras Gisela Casimiro e Oluwa Seyi.

O evento, gratuito e aberto para o público em geral, será realizado em 11 de setembro, segunda-feira, das 17h30 às 19h30, no Auditório 24 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária, São Paulo.

Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH-USP no Youtube:

--
Gisela Casimiro (Guiné-Bissau, 1984) é uma escritora, artista, performer e ativista portuguesa. Formou-se em Estudos Portugueses e Ingleses pela NOVA/FCSH. Trabalha sobre identidade, corpo, memória, trauma, racismo, pós-colonialismo e cotidiano. A sua prática envolve fotografia, instalação, colagem e som. É autora de «Erosão» e «Giz» (poesia), «Estendais» (crónicas) e «Casa com Árvores Dentro» (dramaturgia). Participou de exposições no Armário, Galerias Municipais do Porto e de Lisboa, entre outros. Integra a Coleção António Cachola. É membro fundador da UNA - União Negra das Artes. Traduziu «Sister Outsider» de Audre Lorde, a sair em Portugal no outono de 2023. De momento é artista residente da YBYTU em São Paulo.

Oluwa Seyi é professora, pesquisadora, poeta e roteirista. É graduada em Letras - Português pela Universidade de São Paulo, mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, também pela Universidade de São Paulo (financiamento da CAPES), com pesquisa intitulada "Orixá e literatura brasileira - a esteticização da deusa afro-brasileira Oxum em narrativas de Conceição Evaristo". Atualmente, cursa Doutorado na mesma área, refletindo sobre a esteticização de orixás femininos na produção poética de escritoras negras. Possui interesse em literaturas africanas, afro-brasileira, diaspórica e periférica, questão racial e de gênero, culturas e religiões africanas e afro-brasileiras e manifestações artísticas não-hegemônicas.