O Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo manifesta seu total apoio ao professor Estevam Thompson, docente de História da África na Universidade de Brasília (UnB), que tem sido alvo de ataques sistemáticos por parte de grupos de extrema-direita, em especial do aluno e youtuber Wilker Leão.
Wilker Leão tem gravado e divulgado aulas sem a devida autorização, distorcendo conteúdos com o objetivo de alimentar discursos de ódio em seu canal no YouTube. Essas ações violam a liberdade de cátedra e expõem indevidamente colegas e estudantes, criando um ambiente acadêmico hostil.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) já acolheu a queixa-crime apresentada pelo professor Estevam contra o referido aluno. Esperamos que, no curso do processo, as devidas sanções legais sejam efetivamente aplicadas.
Repudiamos com veemência a intimidação, o assédio e a exposição pública enfrentados pelo professor, por seus colegas e pelos estudantes. Reafirmamos nosso compromisso com a autonomia universitária, com o direito de ensinar e aprender em um ambiente livre de ameaças e com a importância do ensino de História da África.
Toda nossa solidariedade ao professor Estevam Thompson.
São Paulo, 4 de abril de 2025
Centro de Estudos Africanos – FFLCH/USP