O Objetivo do projeto MINHA TESE EM 1 HORA é trazer pesquisadores e pesquisadoras representantes de grupos invisibilizados historicamente e que de duas décadas para cá começaram a acessar a universidade em programas de pós graduação e a escrever trabalhos acadêmicos refletindo sobre suas próprias comunidades e suas lutas.
A tese de doutorado, intitulada “Elite Política Negra no Brasil: Relação entre movimento social, partidos políticos e Estado” foi apresentada ao Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 2014 para a para obtenção do título de doutora em sociologia por Flavia Mateus Rios. Sua pesquisa analisa a relação entre movimento negro, partidos políticos e Estado, entre os anos de 1978 a 2002. Na abordagem teórica combina a sociologia das relações raciais com a teoria do confronto político, além de correntes analíticas sobre os movimentos sociais.
Flavia Mateus Rios Doutorou-se na Universidade de São Paulo (2014), na qual obteve também os títulos de bacharelado (2005) e de licenciatura em Ciências Sociais (2006) e mestre em Sociologia (2009). Durante o estágio doutoral, foi Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University, com bolsa Sanduíche da FAPESP (2013). Integrou o quadro docente da Universidade Federal de Goiás (2016-2017) onde coordenou o PIBID-Ciências Sociais. Atualmente, é Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF/UFF) e também professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF).
DATAS: 13/05, das 19h às 20h30
LOCAL: Área de Convivência. Livre. Grátis.
